
Ururau BBQ
SOBRE O PROJETO
Projeto de Identidade Visual
Ano: 2020
Local: Campos dos Goytacazes, RJ.
Conheça a história por trás da marca
Reza a lenda que, no ano de 1786, a lha de um coronel muito rico se apaixonou por um cortador de cana muito pobre. Esse tal coronel senhor de muitas terras não aceitava o fato de que sua lha, tão bem criada, tivesse se apaixonado por aquele homem simples e sem posses.
Combinados de fugir no dia da festa da chegada de um sino de ouro, este vindo de Portugal diretamente para a Igreja
da Lapa, foram surpreendidos pelo pai da moça que, num gesto de insatisfação, raiva e vingança, acabou jogando o rapaz no rio Paraíba do Sul, bem em frente ao Convento da Lapa, onde o rio faz uma curva e dá à cidade de Campos dos Goytacazes, uma de suas mais belas paisagens. Dizem que o Deus das Águas, indignado com tamanha violência do tal coronel com o pobre apaixonado, resolveu transformar o rapaz num jacaré, o Ururau ( enorme jacaré de papo amarelo).
O Ururau tinha uma couraça tão forte que nenhum tiro o atingia e, por sua vez, afundou o navio que trazia o sino para a cidade. Conta a lenda que, até hoje, o Ururau se esconde dentro do sino de ouro, no fundo do Rio Paraíba bem em frente a Igreja da Lapa, aguardando o dia que irá car com sua amada.
Explicação dos elementos presentes na marca:
a) A corda envolvendo a marca, fazendo com que todos os elementos se complementam.
b) A Igreja Nossa Senhora da Lapa, situada em Campos dos Goytacazes, onde a lenda foi contada. Inserida como um dos objetos importantes da marca, a representação gráfica em vetor, sua silhueta e janelas e portas vazadas.
c) A escrita Urarau sobre um pergaminho, em referência a uma história antiga.
d) BBQ ou barbeque (churrasco em português), a espátula e o garfo que são uma das ferramentas usadas no preparo da carne.
Na psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influência das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros.
As cores são utilizadas para que os logos e a
identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.
AMARELO ESCURO:
em referência ao jacaré do papo amarelo, o Ururau, usada onde o emblema da marca será sobreposta e nos vazados.
VERMELHO ESCURO:
cria um senso de urgência e velocidade.
VERMELHO:
usado em restaurantes para aumentar o apetite.








